Ruínas do Convento de São Boaventura

Envolvidas por um cenário natural de extrema beleza, as ruínas do convento se destacam majestosas no sítio, onde existiu no século XVIII a antiga Vila de Santo Antônio de Sá. Apresenta o mesmo partido arquitetônico do convento de Santo Antônio, na Cidade do Rio de Janeiro – casa conventual, torre sineira, igreja e capela da Irmandade – ambos da ordem franciscana. Em 1974 iniciou-se a construção da igreja da Ordem Terceira. De 1829 a 1840, uma epidemia dizimou a população da Vila e causou o abandono do Convento pelos franciscanos. Em 1922 as ruínas passaram aos beneditinos e, posteriormente, as terras foram vendidas a diversos proprietários.As ruínas do Convento São Boaventura, tombadas pelo Iphan, não devem deixar de ser visitadas.O Convento, que começou a ser construído em 1660, é cronologicamente a quinta construção conventual da Ordem Franciscana no Brasil. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, também chamada de Igreja de Porto das Caixas – distrito onde se encontra – data de 1595 é um pólo de turismo religioso, pois lá está a imagem de Cristo que, segundo os fiéis, verteu sangue.

Hoje o patrimônio está localizado dentro do Complexo da Comperj, Fazenda Macacú, e no momento, as visitas às ruínas do Convento São Boaventura estão suspensas em virtude da execução dos serviços de restauração e das obras de construção da UPGN (Unidade Processadora de Gás Natural) e suas utilidades.

Isto posto, por motivos de segurança, estão impossibilitados de receber visitantes.

• Portal Oficial do Turismo da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
    ©2024 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável